Foz do Iguaçu é um lugar pra voltar mil vezes durante a vida.
O Ecomuseu tem essa características peculiares, mistura museu com jardim botânico; no mais, alguns objetos também estão expostos na parte externa do local.
O Ecomuseu preserva a memória da região e da Usina de Itaipu. Mostrando através de maquetes, vídeos e objetos a memória dos povos e a natureza dos municípios lindeiros à usina.
O Pau-Brasil é uma das madeiras mais valorizadas atualmente, a espécie corre risco de extinção. A árvore alcança entre 10 a 15 metros de altura e seu tronco é reto, o que valoriza sua madeira.
As Azáleas são flores do gênero rododendros. Esta espécie demanda sombra para de desenvolver melhor.
No Brasil existem quatro troncos linguísticos principais: Macro-Jê (do centro ao sul); Troco Tupi, engloba os Guaranis e os Kayowás (Argentina, Brasil, Paraguai); Caribe (norte da América do Sul, inclusive, norte do Brasil); e os Aruaque (Bolívia, Colômbia, Brasil e outros países da América do Sul).
Antigamente a madeira era transportada pelo Rio Paraná, as balsas eram feitas com os troncos sobrepostos e o "capitão" navegava sobre a balsa improvisada.
A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 75% do consumo paraguaio.
http://www.itaipu.gov.br/energia/geracao
O Parque das Aves é o maior viveiro de araras da América do Sul. Recebe mais de 500 mil visitantes por ano. Realizou o plantio de mais de 2500 árvores somente no ano de 2012. Podemos acreditar.
Fonte: http://www.parquedasaves.com.br/
O Parque das Aves possui 150 espécies e mais de 1020 aves. Preservação, turismo e educação fazem parte dos objetivos do parque.
Fonte: http://www.parquedasaves.com.br/
O Jaborandi produz uma substância chamada pilocarpina, substância que já era utilizada por índigenas, é um fitoterápico com propriedade sudorífera, diurética, indicada para afecções bronqueais, reumatismo e glaucoma.
A Gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é o principal animal disseminador da araucária. Durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente. As gralhas azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.
http://www.paranaclube.com.br/gralha.htm
A Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinu) está nos filmes e está no economia.eco.br. No Pantanal, 90% dos ninhos de araras-azuis são feitos no manduvi, árvore com cerne macio. Também são utilizados a Ximbuva (Enterolobium contortisiliquum) e o Angico Branco (Albizia nipioides).
http://www.wwf.org.br/
Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) este fala, canta músicas. A cor azul deve estar presente na cabeça deste psitacídeo.
A Arara-vermelha (Ara chloropteus) pode ser vista frente-a-frente, no Parque das Aves é possível sentir-se próximo da natureza.
Várias espécies exóticas são encontradas no Parque das Aves, espécies de outros países que acabam recebendo cuidados no Brasil.
"A Educação Ambiental é um termo relativamente novo, por vezes confundido com ecologia, a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Muito mais do que isso, a Educação Ambiental refere-se especialmente à busca de qualidade de vida, que implica a convivência entre as pessoas e com o meio ambiente, natural ou não. Lida com o potencial das pessoas para entender e atuar com o meio ao seu redor."
Fonte: http://www.pmfi.pr.gov.br/
O zoológico de Foz de Iguaçu possui inúmeras belezas, tornando-o atraente mesmo num local com tantas belezas naturais.
O zoológico era um dos poucos lugares no Brasil com exemplar da onça-pintada, para ver este animal o visitante deverá ir até a Reserva Natural de Itaipu em Foz do Iguaçu.