Quando os europeus chegaram no Brasil e se depararam com 6 milhões de índios não tiveram grandes surpresas. Apenas uma certeza por descobrir. Eram seres humanos, até mesmo o Papa reconhecia-os desta forma. Humanos iguais aos europeus. E a dúvida, o que a agricultura era para os índios. E quais riquezas estes valorizavam. Não pretendemos nos adentrar neste assunto, não para desvalorizar a cultura indígena. No Brasil ainda existem milhares de índios, centenas de tribos. Tribos como os Akuntsu com 10 indivíduos. Tribos que fogem as fronteiras das nações que nem por isso deixam de manter suas peculiaridades. Outro exemplo, são os Jamamadis que possuem 810 indivíduos e vivem no interior da floresta amazônica. Num primeiro momento os índios tentaram ser catequizados, depois foram praticamante dizimados. Não houve choque cultural, houve doenças graves que os acometeram. Segundo os historiadores, os índios andavam livremente e não havia falta de alimentos. Mesmo com o frio que acometia as tribos do sul, estas sobreveviam sem problemas. E os europeus? Segundo Darcy Ribeiro quando os índios depararam com o mato cortado de forma diferente ficaram surpresos. E conseguiram se apropriar de alguns instrumentos. Assim perceberam a "superioridade" daquele povo. Mas onde queremos chegar? Se os europeus eram superiores criaram suas "tribos" e dominaram o continente... Onde os índios foram parar? O governo tinha interesse sobre a terra: explorar, explorar e explorar. Qual governo? O dos europeus. E os índios? No méxico durante a colonização eram 25 milhões, sobraram 2 milhões. No Brasil, hoje existem algumas centenas. Será? Será que eu sou índio? E o pior, os europeus continuam me dizimando? Um índio sem tribo? Não é bem assim. Os índios de verdade estão perdendo seus valores culturais: caça, pesca e agricultura rudimentar. Até mesmo a Amazônia que hoje está acabada, já estava sendo utilizada por alguns índios. Esses que ainda resistem aos europeus. Que são humanos sim, e índios.
sábado, 28 de fevereiro de 2015
sábado, 14 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Ameaça é crime!
Absurdo um órgão da imprensa proferir tanta baboseira. No caso, a Rede Globo de Televisão. Não é vantagem negociar na bolsa de valores, como já vimos com o exemplo da Petrobrás. A gigante do petróleo está sendo processada pelo governo dos estados americanos que dizem que perderam alguns trocados com os crimes de corrupção que estão sendo investigados. Que ao meu ver, poderia simplesmente ser resolvido com a devolução dos valores e punições em âmbito administrativo. Mas o puxão de orelha dos americanos significa que o dinheiro faz as coisas funcionarem. Ou seja, uma estatal brasileira sofrendo interferência de negociadores americanos. Mercantilistas que visam o lucro sem analisar o "bem-estar social". Voltando a manchete ridícula da imprensa tupiniquim: são duas ameaças, já sabemos, já foi dito e redito que a corrupção no Brasil é endêmica, a própria Rede Globo de Televisão é corrupta. O fato da Ministra estar no governo há tanto tempo supõe que ela está envolvida com corrupção. Depois diz que a Ministra "poderá ajudar" a abertura de capital, ou seja, dando a entender que se eles mandarem a coisa acontece, a abertura do capital. Isso significa que o interesse da Globo deve ser satisfeito. A Globo quer ajudar no sustento de gananciosos, em detrimento de um banco estatal forte.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
É uma atitude na qual todos perdem
Pra não falar que todos perdem, poucos ganham. Os donos dos lotes, distantes, sem infra-estrutura e sem fundamento.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
16 anos respondendo ao barro!
Só Deus pra salvar esse país! Foram dois governos que dão saudades dos militares. Acabaram com a nota de R$ 1,00 e conseguiram manter caríssimo o acesso à informação. Computadores, tabletes, celulares em pleno século XXI ao preço de ouro! O PSDB acabou com São Paulo de vez, continuando no poder lá! E o Paraná está repetindo o erro, mantendo os velhos caciques no poder. A cidade de São Paulo está cinza-escura com um governo que parecer adorar ao caos. Será que o Alckmin é discípulo do Fleury? Ou o Senhor só herdou o lado ruim da ditadura? Investimentos em educação parecem ser só "eleitoreiro". Também, com uma centro midiático do pior tipo no mundo. Corrupção generalizada em um ambiente onde há domínio de bens materiais sobre a dignidade da pessoa humana. Uma mídia podre gera um governo medonho. Sempre que as dificuldades aparecem lembramos que o necessário é a PAZ! Dois governos que pretendem tirar a magia do povo, a beleza das ruas, o zelo pela vida. Sempre menosprezando a cultura das massas. Cadê o investimento em teatros, cinemas, museus? O que vemos foram obras de arte roubadas e igrejas crescendo. Mas quando precisamos de médicos, arquitetos e bons advogados? Quem pode ter? O governo nem cuidar dos hospitais cuida. Enquanto continuarmos dando ouvidos aos velhos caciques do poder veremos o país andando dessa forma desorganizada, gastando muito e fazendo pouco.
sábado, 7 de fevereiro de 2015
Travessias entre Guaratuba e Caiobá; entre São Francisco e Joinville. Até quando?
Alguns buscam soluções, outros correm atrás do prejuízo. O capitalismo por vezes dá um nó em si mesmo. Algumas empresas com velhas táticas fraudulentas e baixa qualificação técnica vão tentar crescer utilizando "golpes baixos". Mas quem não vê? Até o mais humilde trabalhador vê. Quem pensa que não, se engana. E o governo federal pendurando mais e mais na folha de pagamento. Pra fazerem o quê? Quem manda e quem obedece. O que é definido? O povo manda. Quem obedece? Esse país não é assim por causa do PT. As elites continuam sendo desobedecidas pelo governo e o povo nem voz tem. Nosso governo desde que esse país existe é a mesma coisa. Algumas ruas, poucos hospitais e roubalheira comendo solta.
De Santa Catarina para o Brasil.
economia.eco.br
Futsal no Brasil! É um verdadeiro Azougue!
Olha o jeito que fazemos as coisas no Brasil. A coisa tá "mais ou menos", alguns ginásios são bons, outros soltam o piso e matam o jogador (aconteceu), o público é desinteressado e a apresentação das equipes são péssimas. O melhor, são jogadores de futebol, e são brasileiros. Humildade, perseverança, amizade e "algum" no início do mês. O que esperar de um jovem atleta? Esperamos que seja exemplo para quem está iniciando no esporte.
O que vemos num primeiro momento?
Vamos ver o nome das equipes. Duas são de futebol de campo, uma é de uma empresa de bebidas, outra de supermercados e venda de insumos agrícolas, outra parece que é um clube de tênis, a maioria levam o nome das cidades. O que seria o ideal? Nós podemos torcer pro A.D. São Bernardo ou pro ADS. Podemos torcer simplesmente pro Azul ou pro Amarelo. Torcer por belos gols e por diversão, estádios cheios, famílias nos ginásios e amizade entre as diferentes "faces" do povo brasileiro. O que vale mais que qualquer título. O Futebol de campo já faz essa divisão entre os brasileiros, acaba criando uma divisão absurda na qualidade das equipes. Também torcer pro Flamengo ou pro Corinthians não é problema. Só é problema quando as demais equipes estão afundadas. Isso é um erro que não deve se repetir. As equipes devem ser respeitadas. É claro! São cinco em campo, e isso só é problema quando falta verba e auxílio por parte das confederações, aí os times grandes se enfurecem, ao invés de buscar soluções práticas. Economizar para não faltar!
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
Os tucanos possuem o bico leve, não conseguindo escavar madeiras. Procuram lugares ocos para nidificar, por vezes, lugares construídos pelos pica-paus. Os tucanos são monogâmicos, procuram viver em casais. Se alimentam de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, invadindo o ninho de outras aves. Se alimentam de frutos de palmeiras (palmiteiro, jerivá, palmeira-elegante). Procuram também: jaboticabas, amoras e ataúbas. Segundo a lista da IUCN o Tucano-de-bico-verde está ameaçado de extinção.
Distribuição
América do Sul. Brasil, Argentina e Paraguai.
Ordem: Piciformes (pica-paus, araçaris)
Família: Ramphastidae
Fonte: http://www.stumbleupon.com/submit_url=http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/aves/tucano-de-bico-verde_(ramphastos_dicolorus).html
Melhorando a planta antes dos transgênicos
Diferentes meios de desenvolver a agricultura de um país existem, nem sempre conhecidos; as plantas de um local... nem enxergamos por vezes. Imagina aquela planta na areia, uma planta única no mundo, com certeza uma espécie única, ou simplesmente uma planta com suas habilidades e funções normais no habitat, enfim, uma planta. Todo cuidado deve ser dispensado à sua existência. Enfim, uma planta.
Meios para crescimento das plantas
Atualmente, a transgênia pode alterar as sequências do DNA. Dois, o melhoramento genético pode melhorar a espécie. É óbvio. O que achamos mais aconselhável. E torcemos para ser realidade um dia. Fugir dos agrotóxicos, herbicidas, fungicidas, "animaecidas", enfim, produtos químicos é difícil; não impossível. Mas o que pretendemos explicar, são as diferenças entre os seguintes insumos: fertilizantes, corretivos, inoculante, estimulantes ou biofertilizantes. Baseado na lei 6.894/80:
a) fertilizante - substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedor de um ou mais nutrientes. Atualmente são citados na literatura como principais nutrientes o nitrogênio, o fósforo e o potássio;
b) corretivo - material apto a corrigir as condições do solo. Por exemplo, falta de determinado mineral;
c)inoculante - microorganismo capaz de favorecer o crescimento das plantas;
d)estimulante ou biofertilizante - produto que contenha princípio ativo apto a melhorar o desenvolvimento da planta.
Os critérios da utilização dos insumos em cada localidade fica à escolha do produtor rural, que pode ser auxiliado por agrônomos. Importante é que o produto seja certificado pelo Ministério da Agricultura. Algumas especificações permitidas possuem critérios objetivos para entrar no Brasil, por exemplo, o Acetato de Cálcio deve estar diluído a 18%, e ser obtido na reação do ácido acético com a calcita. Algumas soluções são maiores, porém este critério estabelece um padrão para utilização, visando facilitar a aplicação dos fertilizantes.
Fiscalizar se os insumos, estes citados e os demais, estão sendo correntamente utilizados é importante. Alguns produtos sem especificações técnicas podem prejudicar gravemente o meio ambiente. Vale lembrar o que disse Lavoisier "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Disse antes mesmo de saber da existência dos transgênicos.
Cascavel (PR)
Cascavel é uma cidade muito abençoada!
1- Encerrado o ciclo da madeira, no final da década de 1970, Cascavel iniciou a fase de industrialização da cidade, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária, notadamente soja e milho. Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos.
2- O Parque Municipal "Danilo Galafassi" foi criado em 23 de julho de 1976, contando com uma área de 17,91 hectares, com intuito principal de preservar as nascentes do Rio Cascavel, conservou araucárias e outras árvores nativas.
3- Esse lindo tucano vive nas proximidades do zoológico, local onde acha alimento.
4- Comprando um sagui de um criadouro autorizado, você estará dentro da lei e contribuindo com a preservação da natureza estando livre de multas e apreensão do seu sagui.
5 - O tuiuiú ou jaburu (Jabiru mycteria), uma das maiores aves da América do Sul e o símbolo do Pantanal, além do seu tamanho, chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas.
6- Todos os anos mais de 38 milhões de animais selvagens são retirados ilegalmente de seu hábitat no país, sendo 40% exportados, segundo relatório da Polícia Federal. Animais em zoológicos recebendo os devidos cuidados contribuem à educação ambiental.
7- As tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol, aqui incluídas todas as espécies de tartaruga marinha e de água doce, como a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis), a iaça (Podocnemis sextuberculata) e a irapuca (Podocnemis erythrocephala).
8- Essa espécie é tóxica, contém níveis de cianureto que podem levar animais à morte.
9- Nos campos do planalto Sul, ela é soberana. Nada chama mais a atenção do que a Araucária com sua altura de até 50 metros e grande copa em forma de taça.
10- O bambu é usado há muitos milênios na produção de uma miríade de artefatos úteis ou decorativos. Por sua característica tubular o bambu já agrega funções e adequações inerentes à sua forma. Sendo composto basicamente de longas fibras vegetais, pode ser moldado ou desfiado para novas aplicações. É essencial que se escolha o tipo certo de bambu e o modo correto de tratamento para cada aplicação.
11- O Parque Ecológico Paulo Gorski foi criado em 21 de dezembro de 1988, é a maior reserva ecológica urbana do Sul do Brasil, em pleno centro de Cascavel, na Avenida Rocha Pombo. Possui uma área de 111,26 ha, sendo 55,35 ha de mata nativa, 38 ha de lâmina d'água (lago), e 17,91 ha o Zoológico do município (Danilo Galafassi).
12- O Lago possui uma faixa para caminhada de 6 km, o que é um caminho grande e tranquilo para fazer exercício. Se você ainda não gosta de andar, comece aos poucos... É fácil e divertido!
13- O Coleta Legal consiste na separação dos lixos, atendendo 99% do município de Cascavel.
14- As capivaras vivem em grupos familiares que podem chegar a 20 indivíduos ou mais. Geralmente, o grupo é composto por um macho dominante, várias fêmeas adultas com filhotes e outros machos subordinados.
15- Que linda essa capivara!
16- É amora ou framboesa? Essa é uma amora do gênero Rubus. Você sabia que é possível produzir um híbrido de amora com framboesa.
17- O mulungu-do-litoral ou Erythrina speciosa, nativa da mata atlântica, ela aprecia a umidade, vegetando bem em terreno brejosos, à beira de rios e no litoral. Tem excelente efeito paisagístico, pois além da beleza singular, produz boa sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. Seu porte é de 3 a 5 metros de altura.
18- Lindas casas cercam o lago do Paulo Gorski.
19 - Este é o Parque Ambiental de Cascavel Suelly Marcondes de Moura Festugato. A vida no local é abundante: flora existente - Tapiá, Peroba, Cedro, Canela, Casca de Anta, etc. fauna existente - macacos, lagartos, caxinguelês, cobras.
20 - Olha o pinheiro crescendo! Num primeiro momento ele não diz nada, porém os números alarmantes do desmatamento que aconteceu no passado...
21 - Estudo do Serviço Florestal realizou pesquisa com 120 espécies de árvores, após 25 anos, 11 espécies ficaram intactas, são as madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
22- A erva-mate é considerada um alimento completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Em âmbito internacional, a erva-mate faz parte de um pequeno e seleto grupo de alimentos caracterizados como "Super Foods".
23- Olha aí as folhas do erva-mate.
24- Cabralea canjerana - seus frutos, de grande valor ecológico pelo alto teor nutricional, são muito apreciados por aves e pequenos mamíferos, fazem com que seja uma espécie facilmente disseminada. Este também é um dos motivos para que a canjerana seja utilizada em reflorestamentos e plantios de restauração ambiental.
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
Escreva-nos
Arquivo do blog
-
▼
2015
(18)
-
▼
fevereiro
(12)
- Eu sou índio
- Como o Rio pretende desenvolver uma ligação entre ...
- Beluga! Beluga!
- Ameaça é crime!
- É uma atitude na qual todos perdem
- 16 anos respondendo ao barro!
- US$ 30 millions
- Travessias entre Guaratuba e Caiobá; entre São Fra...
- Futsal no Brasil! É um verdadeiro Azougue!
- Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
- Melhorando a planta antes dos transgênicos
- Cascavel (PR)
-
▼
fevereiro
(12)