quarta-feira, 4 de março de 2015

Toledo - PR


1- O Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli é o único aquario do sul do país de água doce que reúne cerca de 500 peixes da bacia do rio Paraná, totalizando 55 espécies. Desde a inauguração, em dezembro de 2007, o Aquário Municipal recebeu aproximadamente 200 mil visitantes oriundos de todas as regiões do país, inclusive de outros países.
http://www.toledo.pr.gov.br/pagina/aquario-municipal


2- Além de uma opção de lazer, o Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli é dos cartões postais do município de Toledo. Além disso, o espaço do Aquário tem como alternativa para os projetos de educação ambiental e pedagógica. Tendo em vista a atual situação da degradação dos ecossistemas aquáticos, as atividades desenvolvidas no Aquário Municipal traz para a população uma nova consciência de respeito a natureza, bem como a necessidade do uso racional e da conservação dos recursos hídricos.
http://www.toledo.pr.gov.br/pagina/aquario-municipal


3- Este é o Dourado (Salminunus brasiliensis) sua peculiaridade é que costuma percorrer grandes distâncias.


4- Peixe de escamas da família Characidae, a Matrinxã (Brycon amazonicus) é um peixe que lembra muito um lambari grande.
http://www.pesca.tur.br/peixes/agua-doce/matrinxa


5- O Pacu é um peixe de escamas com corpo comprimido, alto e em forma de disco, apresentando quilha ventral com espinhos, cujo número pode variar de 6 a mais ou menos 70. As escamas são pequenas e numerosas e o osso maxilar é pequeno e sem dentes.
http://www.fotosdepesca.com.br/peixes/pacu/


6-  O Piauçu vive nas margens dos rios, embaixo de camalotes e bocas de lagoas. Parente da Piapara está presente no Pantanal Mato-grossense bem como nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
http://www.pisciculturasaojeronimo.com.br/portfolio/piaucu/



7- A frente do aquário municipal.


8- Tucunaré: o amigo da árvore. Para não deixar de parabenizar o aquário, todos estão muito bem tratados. Que Deus lhes proteja.


9- Parque Ecológico Diva Paim Barth é o maior parque da Cidade com uma área de aproximadamente 6.107 m 2 , inaugurado em 1988, surgiu para transformar o local, antigo banhado, em área de lazer para a população. Concentra-se no local um grande lago, com uma ilha em seu centro, um horto florestal com trilhas ecológicas, área para descanso e pista de cooper. Ao redor estão os mais diversos estabelecimentos gastronômicos do Município e um grande shopping center.
http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=84?conteudo=7


10 - A Sumaúma (Ceiba pentandra ) ocorre nas Américas, Africa e Ásia. Foi na Ásia que o haicai originou-se, difundindo-se pelo mundo.


11- Olha onde este cacto foi nascer. Na escola.


12- Está e a Praça Willy Barth em Toledo. Você sabia que em Marechal Cândido Rondon, uma praça com o mesmo nome. Willy Barth foi um dos fundadores de Toledo.


13- O Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann recebeu o plantio de 2.400 mudas de araucária, mais conhecida como Pinheiro do Paraná.
http://www.toledo.pr.gov.br/noticia/parque-do-povo-tera-plantio-de-24-mil-mudas-de-pinheiros-do-parana


14 - Vista do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann.


15- Vista do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann.


16 - Aqui podemos ver a pista de corrida, o lago, muito lindo.


17 - Olha o parque de diversão. Ótimo local para diversão das crianças.


18 - Este brinquedo foi doação do governo francês. Agradecemos.

Jundiá (Rhamdia quelen)



   O Jundiá é um peixe de água doce popularmente conhecido com Bagre-Sapo.  Habita rios com fundos arenosos e trechos de rios sem água corrente. Se alimenta de frutos, insetos e pequenos peixes, sendo especulador do substrato.  O Jundiá desova em água limpa com fundo pedregoso e preferencialmente sem correnteza. Não realizam o cuidado com os ovos, diferente da maioria das aves. O Jundiá é um peixe de couro, ou seja, sem escamas. Muito apreciado por criadores, pois possui carne saborosa e crescimento moderadamente rápido. Sua carne tem pouca gordura e poucos espinhos.  O jundiá é da família dos siluriformes, possuem grande bigodes ao lado da boca.

Distribuição
América do Sul, inclusive partes mais extremas do sul

Ordem: Siluriformes

Família: Pimelodidae  (Dourada, Piraiba, Cachara)

http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-jundia-rhamdia-quelen


Esporte, natureza preservada

  Todo esporte é uma maneira natural de manter a saúde. Fugir do sofá e das drogas. Esporte não combina com drogas. Super atletas por vezes utilizam o doping, surgem novas drogas indetectáveis ao exame (GUIMARÃES, Anabolismo Total). O que é lamentável. O esporte recreativo não demanda doping, lazer e distração é o que procura este esportista. Cuidar da saúde é o objetivo principal de quem busca meios de se inserir na vida esportiva. Distância do álcool,  alimentação correta, faz a vida do esportista. Ótimo exercício é a prática de pilates, onde o próprio corpo é o instrumento necessário à prática. Mas bola é demais, algo que creio que todo mundo tem em casa. Mesmo que não use. Uma bolinha de tênis, de vôlei. O esporte é algo sem idade. Participe de corridas de rua para ver se senhores e senhoras de idade não correm mais que alguns jovens. Correm e vão longe. Alguns atletas sentem-se felizes apenas em praticar o esporte, algo que não podemos deixar de valorizar. Todo país que se preze valoriza o esporte. Sem drogas, sem vícios com muita coragem e treino, todos ganham. Ganha o mundo que fica mais feliz.


Pesquisar este blog